7 propriedades benéficas do mamão papaia para a saúde

O mamão papaia é uma fruta tropical que muitas pessoas gostariam de desfrutar e ter em casa durante todas as épocas do ano.

Esta fruta é uma excelente fonte de vitamina C e tem muito poucas calorias, é muito divina e você pode adicioná-la à sua dieta de muitas formas diferentes.

Veja abaixo todas as virtudes desta incrível fruta, você poderá vê-la de uma forma diferente!

  1. Possui propriedades antioxidantes

As substâncias antioxidantes, que têm a maioria das verduras e frutas desempenham um papel primordial no corpo: reduzem e previnem o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.

Para que você possa compreendê-lo melhor:

O stress oxidativo é uma das principais causas de risco que aumenta o risco de doenças e acelera o processo de envelhecimento.

Em particular, os antioxidantes encontrados no mamão, especialmente o licopeno, têm sido muito eficazes no combate a inflamação e tratar e melhorar os sintomas de doenças neurodegenerativas, câncer e doenças cardíacas.

  1. Protege contra o câncer

O alto teor de vitamina C de mamão é responsável pelas propriedades anticancerígenas que tem.

Você sabia que um mamão pequeno oferece 157% da quantidade diária recomendada de vitamina C? Característica que acontece especialmente quando a papaia tem amadurecido.

Isso quer dizer que o consumo de batata frequente pode colaborar com a prevenção de vários tipos de câncer (útero, estômago e pulmão, entre outros), já que a vitamina C tem a capacidade de:

  • Inibir a formação e ativação de substâncias cancerígenas.
  • Diminuir o estresse oxidativo.
  • Reduzir a inflamação.

Por outro lado, o licopeno, aparentemente, contribui com a prevenção do câncer de retardar o crescimento de tumores.

  1. Combate a inflamação

Quando o organismo é atacado por uma doença ou infecção, a resposta automática é a inflamação.

De fato, a inflamação é um mecanismo de proteção que permite combater microorganismos patogênicos e outra classe de corpos estranhos que possam ameaçar prejudicar nosso organismo.

Não obstante, há um tipo de inflamação que é produzida a nível interno e que precisam de alguém se não queremos que os danos sejam maiores e, igualmente, que o risco seja maior.

Quando se consome mamão, contribui para reduzir e controlar os níveis de inflamação do corpo, devido ao seu conteúdo de licopeno e vitamina C.

  1. Previne doenças da vista

As papaias (mamões), não somente são ricas em vitamina C, também têm uma quantidade significativa de vitamina c entro outros tipos de nutrientes.

A vitamina a é um nutriente que participa na melhoria e manutenção da saúde visual, e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o seu défice é uma das principais causas de cegueira infantil em vários países em desenvolvimento.

Além disso, o mamão também tem dois antioxidantes chamados zeaxantina e luteína, que comprovou que diminuem o risco de catarata e degeneração macular.

  1. Reduz o risco de doenças cardíacas

As doenças que afetam o coração são originadas entre outras coisas, por um elevado estresse oxidativo, que poderia ser atenuado por substâncias antioxidantes que contêm os alimentos.

Assim como dissemos anteriormente, a papaia é uma fruta muito rica em substâncias antioxidantes variadas, e esta particularidade faz a sua ingestão diminui o risco de desenvolver doenças do coração.

Neste sentido, o licopeno e a vitamina C unem suas propriedades antioxidantes para reduzir o risco de sofrer uma doença cardiovascular ou crônica.

  1. Contribui para uma melhor digestão

Diversas pesquisas apontam que o consumo de mamão pode ser eficaz no tratamento de certos tipos de distúrbios ou doenças relacionadas com o aparelho digestivo.

O inchaço, prisão de ventre ou a flatulência são alguns dos sintomas que podem melhorar graças ao consumo de mamão. Atributo que poderia ajudá-lo durante o decorrer do dia, razão pela qual mamão no café da manhã é um alimento ótimo.

  1. Diminui os sinais do envelhecimento

Novamente, são os antioxidantes encontrados no papaia os que agem a favor de uma pele mais jovem por muito tempo.

De acordo com vários estudos, o consumo de mamão comum contribui para o melhoramento do aspecto da pele ao prevenir a formação de rugas e outras marcas de envelhecimento.

E se isso não for suficiente, aplique um pouco de mamão sobre a pele também é eficaz para curar úlceras e outros tipos de ferimentos semelhantes.

Veja também os benefícios do morango para a saúde do organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *